J.R.R. Tolkien Cartas de Papai Noel

Em dezembro de 1920, J.R.R. Tolkien começou uma tradição que duraria 23 anos: ele escreveu e ilustrou uma carta do Papai Noel para seu filho John, que na época tinha três anos de idade.
A partir de então, até o Natal de 1943, os quatro filhos de Tolkien receberam um envelope com selo do Pólo Norte e uma carta contando histórias cada vez mais elaboradas e repletas de detalhes e fantasia.
Em 1976, algumas cartas e ilustrações foram compiladas e publicadas pela família do escritor.
Abaixo você confere a cópia da carta escrita em 1925:carta2carta3Casa do Penhasco
Topo do Mundo
Perto do Pólo Norte

Natal de 1925

Meus queridos meninos,

Estou terrivelmente ocupado este ano – o que faz a minha mão tremer mais do que nunca quando eu penso nisso – nem por isso mais rico. Na verdade, coisas terríveis têm acontecido, alguns dos presentes estragaram, eu não tenho o Urso Polar para me ajudar e tive que mudar de casa pouco antes do Natal, então vocês podem imaginar o estado em que as coisas estão, e vão perceber porque tenho um novo endereço, e porque só posso escrever uma carta para os dois. Tudo aconteceu assim: um dia com muito vento de novembro passado, meu gorro saiu voando e ficou preso no topo do Pólo Norte. Eu disse para não ir, mas o Urso Polar subiu até o fino cume para trazer o gorro para baixo – e trouxe mesmo. O pólo partiu-se ao meio e caiu em cima do telhado da minha casa, o Urso Polar caiu pelo buraco que se abriu na sala de jantar com meu gorro sobre seu nariz, e toda a neve do telhado caiu dentro da casa, derreteu, apagou todas as lareiras, e escorreu até o porão onde eu guardava os presentes deste ano, e o Urso Polar quebrou a perna. Agora ele já está bem, mas eu fiquei tão zangado que ele disse que nunca mais vai tentar me ajudar. Creio que ele está magoado, mas vai passar até ao próximo Natal. Estou enviando uma foto do acidente e da minha nova casa sobre o penhasco do Pólo Norte (com belos porões no penhasco). Se o John não conseguir ler a minha velha e trêmula letra (tenho 1925 anos), ele deve pedir ao pai de vocês para ler. Quando o Michael vai aprender a ler e escrever suas próprias cartas para mim? Muito amor para vocês dois e para o Cristopher, cujo nome é parecido com o meu.

Isto é tudo. Adeus.

Papai Noel

carta4-600x827

Obs.: O Papai Noel estava com muita pressa – me disse para mandar um dos seus mágicos biscoitos de desejos. Quando o quebrarem, façam um pedido e observem se ele se realiza. Desculpem a letra grosseira, tenho uma pata gorda. Eu ajudo o Papai Noel com os embrulhos: eu vivo vom ele. Eu sou o Grande Urso (Polar)

Matéria retirada do site: http://bistrocultural.com/7403/carta-do-papai-noel-por-j-r-r-tolkien.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>