20 de setembro: Dia do Gaúcho

GEDSC DIGITAL CAMERAGEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA
A Guerra dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do Sul na época em que o Brasil era governado pelo Regente Feijó. Esta rebelião, gerada pelo descontentamento político, durou por uma década (de 1835 a 1845).
O estopim para esta rebelião foi a grande diferença de ideais entre dois partidos: um que apoiava os republicanos (os Liberais Exaltados) e outro que dava apoio aos conservadores (os Legalistas).
Em 1835 os rebeldes Liberais, liderados por Bento Gonçalves da Silva, apossaram-se de Porto Alegre, fazendo com que as forças imperiais fossem obrigadas a deixarem a região. Bento Gonçalves foi capturado e preso, durante um confronto ocorrido na ilha de Fanfa (no rio Jacuí).Os Liberais não se deixaram abater e sob nova liderança (de António Neto) obtiveram outras vitórias. Em novembro de 1836, os revolucionários proclamaram a República em Piratini e Bento Gonçalves, ainda preso, foi nomeado presidente. Somente em 1837, após fugir da prisão, é que Bento Gonçalves finalmente assumiu a presidência da República de Piratini.
Entretanto, no ano de 1842, o governo nomeou Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias) para colocar fim ao conflito. Apos três anos de batalha e várias derrotas, os “Farrapos” tiveram que aceitar a paz proposta por Duque de Caxias. Com isso, em 1845, a rebelião foi finalizada.
A data de 20 de setembro é muito comemorada pelos gaúchos em todo o Estado. Eles se vestem com seus trajes típicos e tomam as ruas das cidades, desfilando em grupos, com bandeiras, cavalos, carroças, numa festa que celebra as tradições. (Ludmila)
GEDSC DIGITAL CAMERADia do Gaucho 6Dia do Gaucho 10Dia do Gaucho 13Dia do Gaucho 15Dia do GaúchoDia do Gaúcho 3Dia do Gaúcho 5Dia do Gaucho 11Dia do Gaucho 16Dia do Gaucho 17Dia do gaucho 19
Todas as fotos foram tiradas por mim na cidade de Rio Grande, RS. durante o desfile do dia 20 de setembro pelas ruas centrais da cidade. Foi uma festa muito bonita de se ver e de se emocionar com tantos jovens, crianças e pessoas maduras exercendo a cidadania e se orgulhando de seu estado. Adoro os gaúchos! (Ludmila)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    2 pensamentos sobre “20 de setembro: Dia do Gaúcho

    1. Esta festa é realmente maravilhosa. O interessante é que os gaúchos passam o 7 de setembro se preparando para o dia 20, quando, então todo o sentimento de civismo vem à tona.
      Um exemplo de amor à terra onde nasceram como eu não vi igual em todos os estados em que morei.
      Livingstone

    2. Gosto muito dos verdadeiros versos do hino do Estado do Rio Grande do Sul:
      “Mas não basta, para ser livre,
      ser forte, aguerrido, e bravo.
      Povo que não tem virtude
      acaba por ser escravo”.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>