Carlos Herglotz

543306_3266900290623_1886632266_n

Estou muito feliz em fechar o mês de abril com chave de ouro, apresentando a vocês, este grande artista naif que é Carlos Herglotz. Suas pinturas, onde predomina, radiante, o azul cobalto, pelo visto, sua cor predileta, são de um lirismo e delicadeza ímpares. Minimalista na escolha de seus enfoques, ele contrapõe a eles, uma riqueza de detalhes tão primorosa, que nos obriga a ver nas entrelinhas. Seus quadros nos convidam a entrar em suas imagens e brincar nos labirintos coloridos que estampa.
O azul nos alicia e hipnotiza. Difícil despregar o olhar de seus desenhos.
Eu aprecio demais a arte primitivista. Ela flui nas pinturas com toda a inocência da natureza humana em seu estado de pureza original, e, ao mesmo tempo, percebe-se em cada artista, a sua própria visão de mundo e interpretação da realidade. E, a visão de mundo que Carlos Herglotz nos passa, é de fé e de esperança. Que a arte, pois, sempre nos redima! (Ludmila)

carlos_pintando-copy-jpeg-m

Breve história pessoal
Carlos Herglotz nasceu em Taubaté, Vale do Paraíba. Lecionou arte e artesanato pra gente jovem, gente idosa, surdos-mudos, presidiários, ricos, pobres. Agora ensina os artesãos a preservar seus ofícios e tradições.
Apaixonado por Francisco de Assis e seus ideais, foi também frade franciscano.
Já viveu em São Paulo, no Paraná, em Sta. Catarina e no Rio Grande do Sul. Esteve um tempinho também nos Estados Unidos.
Ultimamente, passou um bom par de anos em Minas Gerais. Ah! Minas Gerais… As belezas da terra, das serras, da gente e da tradição.Tudo isso calou mais fundo ainda em seu coração. E é essa emoção acumulada que transborda em suas pinturas. Apresentação retirada do blog www.carlosherglotz.blogspot.com.br

DSCF0931-copylow

DSC00907

DSC06689

DSC04975

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    Um pensamento sobre “Carlos Herglotz

    1. Eu como um fã da cor azul, um verdadeiro “azulófilo”, aprecio muito a arte de Carlos Herglótz. Como de hábito, PARABÉNS por escolha e publicação.
      Livingstone

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>