Os pilares da terra



(imagens Internet)

E, falando em entretenimento, quero partilhar com vocês um livro excelente que eu adorei ler e que foi transformado em filme: Os Pilares de Terra, de Ken Follett, lançado em 1989. ( autor de O Buraco da Agulha) Eu gostei tanto que presenteei cada um de meus filhos com um pacote de quatro DVDs.
Dificilmente eu gosto tanto de um filme, quanto gostei do livro. Leitora compulsiva, habituei-me a criar a imagem de meus personagens enquanto vou avançando na história. Quase sempre sua transposição para a tela, deixa muito a desejar, ao menos para mim. (Faço uma exceção ao Senhor dos Anéis, que, por conta dos efeitos especiais utilizando a moderna tecnologia digital, realmente alimenta nosso imaginário de uma forma inquestionável, tal e qual o livro!)
Pois bem, com a adaptação dos Pilares da Terra para cinema, a caracterização dos atores, eu diria que até superou os descritos na obra!
A história se passa na Inglaterra do séc XII e tem por cenário a construção de uma catedral gótica, em Kingsbridge numa época marcada pelo poder da igreja e dos cavaleiros, em meio a intrigas, corrupção, traições, amores, batalhas, violência e beleza. O único filho do rei Henrique morre num acidente e, após a morte do próprio rei, sua filha, Maud, seu sobrinho, Stephen, e seu filho bastardo brigam pelo trono. O período de anarquia abre oportunidades para a família Hamleigh, pequenos nobres em busca de poder, e para o inescrupuloso diácono Waleran, que busca o título de bispo a qualquer custo. Histórias de amor e guerra se misturam às turbulências políticas, como a de Tom que sonha em construir a mais magnífica catedral já vista na Inglaterra. Quando ele e sua família encontram com a enigmática Ellen e seu misterioso filho Jack, suas vidas mudam de rumo e, com a ajuda do monge Philip, o sonho de Tom fica mais perto de se tornar realidade.
Recomendo! Recomendo e recomendo! (Ludmila)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    3 pensamentos sobre “Os pilares da terra

    1. Oi Lu!
      Pois é, li esse livro há algum tempo, é muito bom mesmo!
      Confesso que ainda não vi a série que, segundo dizem, também é muito boa, mas tenho sempre medo de ver os filmes depois de ler o livro porque normalmente fico decepcionada, espero que desta vez não aconteça… veremos!
      Beijo Lu.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>