Morangos sangrentos


(vista de São José do Norte – RS.)


(vista de São José do Norte – RS.)

Caio Fernando Abreu

Esse brevíssimo trecho do livro Morangos Mofados, de meu amado Caio, me veio à memória porque hoje, no almoço, a sobremesa foi uma bela travessa de morangos sangrentos preparados numa salada com fofos suspiros caseiros e um chantilly, batido a partir do espesso creme de leite que, aqui em Rio Grande se compra por kg, exposto em enormes tigelas na vitrine da rotisserie do super mercado. Os morangos também são vendidos à granel: maduros, graúdos, doces, cheirosos, sangrentos, suculentos, como há muito eu não via!
“E de onde eles vêm?” perguntei, curiosa.
“Esses chegaram fresquinhos, há pouco, lá de São José do Norte. A safra desse ano está muito boa!” respondeu-me a atendente da fruteria. Deixo para vocês a receita e as fotos, dos morangos e de São José do Norte, onde foram cultivados!
A receita não é light, mas, quem resiste a essa tentação? E depois, pecar pela gula por conta desses morangos, os deuses farão vista grossa, tenho a certeza! Vamos lá!
Escolha os morangos pela textura firme, pela cor e pelo aroma. Lave-os delicadamente e deixe escorrer. Retire com delicadeza suas frágeis hastes e folhas que enfeitam os frutos. Num pirex fundo, misture os morangos a uma quantidade farta de pequenos suspiros(os grandes também servem, apesar de serem mais nostálgicos…parta-os em pequenos pedaços!) formando uma merengada. Acrescente chantilly fresquinho para fazer a liga (se preferir, use o próprio creme de leite sem bater… só afofe um pouco com um garfo) e sirva a seguir. Saboreie prestando uma homenagem ao super Caio F. Abreu, que nos delicia para sempre com seus textos revolucionários, de tão belos!. Hum….Dá ou não dá água na boca? (Ludmila)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    Um pensamento sobre “Morangos sangrentos

    1. Nossa, Lu!!! deu água na boca!…hummmm…

      e que delícia ler a sua descrição da receita

      "Retire com delicadeza suas frágeis hastes e folhas que enfeitam os frutos."

      que maravilha!

      nada light, mas de vez em quando um prazer na vida, não?!!

      aproveite e continue nos contando desses cantos do sul.

      beijo
      Ju

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>