Tiririca e outras pragas

Uma das dez piores plantas daninhas do mundo, é a tiririca, devido à alta nocividade, agressividade e larga amplitude ecológica. No Brasil, especialmente nas áreas irrigadas do Nordeste, está bastante difundida, sendo a água um excelente veículo de sua propagação. É disseminada, também, quando se faz sistematização de terras e preparo do solo, sem o cuidado prévio de limpar os implementos agrícolas.(Google)
E temos agora, também, o Tiririca, deputado federal representando o nosso estado de S. Paulo, eleito com a votação expressiva de 1.353.820 votos. Se ele fizer jus ao significado do pseudônimo que escolheu…haja pesticidas! Aliás, se passarmos uma vista de olhos nas pessoas que irão nos representar nos próximos quatro anos: Tiririca, Jean Wyllis, Romário, Myrian Rios…O quarteto fantástico! Parece até ficção científica! O fato demonstra bem que a população de nosso País não está mais levando a política, e nem os políticos à sério! Dentre tantas plantas daninhas, qual o problema de se ter, agora, uma tiririca? Perde a democracia!
No final da década de cinquenta, lembro-me de que foi escolhido o Cacareco, como vereador. Cacareco foi um rinoceronte muito querido que nasceu no Zoológico de São Paulo e que, nas eleições de outubro de 1959 ganhou cerca de 100 mil votos. À época, a eleição era realizada com cédulas de papel e os eleitores precisavam escrever o nome de seu eleito nelas.
Cacareco foi um dos mais famosos casos de voto de protesto ou voto nulo em massa da história da política brasileira, uma vez que se tornou o “político” mais votado do pleito. O partido mais votado não chegou a 95.000 votos.
A idéia de lançar o animal como candidato teria sido do jornalista Itaboraí Martins, em protesto contra o baixo nível dos outros 450 concorrentes. O fato se tornou notório e serviu como referência para várias análises de voto nulo e dos chamados votos de protesto no Brasil. Após as eleições, Cacareco, elevado ao status de ídolo, permaneceu vivendo, gordo e feliz, em seu lago artificial pelo resto de sua vida, sem receber salários, sem receber auxílio moradia, fazer discurso, mandar aquela correspondência ridícula para seus eleitores, enaltecendo seus feitos e desfeitos.
Já Tiririca… aguardemos!
Que os deuses do Olimpo cuidem de nós, porque os políticos só nos arrastam para o abismo das incertezas! Incertezas nossas, porque eles tem convicção plena de que, na pior das hipóteses, sairão dos cargos com um saldo de mega sena em suas contas. O Mão Santa que o diga! (Ludmila)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *