Encontro na Mantiqueira

são-francisco-xavier-1
Todos sabem como amo este nosso Vale do Paraiba. A Serra da Mantiqueira, o rio Paraiba e seus afluentes, as pequenas cidades que o encrustam, a comida, o folclore, o povo, as atividades culturais, os amigos que cultivo.
Pois bem, nos dias 17,18 e 19 de junho, São Francisco Xavier recebeu o primeiro Encontro na Mantiqueira- Literatura em foco: Reunião de escritores e palestrantes que debateram a literatura.
O evento organizado por moradores desse distrito rural de São José dos Campos, resgatou a atividade criada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e que foi realizada por oito anos, até ser cancelada em março, por conta da crise que assola o país.
Inconformada com a notícia, a comunidade de SFX resolveu promove-lo por conta própria, independente do poder estadual, e, em em menos de três meses, com auxílio da prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo logrou êxito, com a união e o trabalho de todos: os donos das pousadas ofereceram parte das acomodações para os escritores convidados; a comunidade ofereceu refeições para os que participavam das atividades literárias por um valor simbólico; organizou o apoio logístico e a segurança com a guarda municipal; os simpatizantes ao movimento doaram livros para serem vendidos no sebo e voluntários participaram ajudando em todas as atividades. Os diversos espaços de São Xico foram ocupados por apresentação de grupos folclóricos, saraus poéticos, músicos, oficinas de encadernação para crianças e adultos, teatro de bonecos, contação de histórias, mesas de discussões literárias, debates, serenatas, apresentação de escritores autografando suas obras, enfim, inúmeras atividades tendo a literatura como foco. A livraria Xica Cultural abriu espaço para exposição e vendas de livros dos autores inscritos no Encontro e o encerramento teve o Show de Viola Caipira com a apresentação do festejado grupo Cordas da Mantiqueira. Assim, ficou mais uma vez comprovado que “a união faz a força” e que quem quer, verdadeiramente,”faz a hora, não espera acontecer.”
Foi uma alegria enorme, fazer parte deste Encontro na Mantiqueira – Literatura em foco.

São Xico 4

São Xico 4b

São Xico 4d

São Xico 4e

São Xico 4f

São Xico 4g

São Xico3

saoxico_1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *