Brasil : O maravilhoso extremo sul

Pedra Furada na vista do Morro da Igreja - Urubici -Santa Catarina foto de Jarbas Porto de Mattos

Pedra Furada na vista do Morro da Igreja – Urubici -Santa Catarina foto de Jarbas Porto de Mattos

Serra do Rio do Rastro em  Santa Catarina foto: Jarbas Porto de Mattos

Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina foto: Jarbas Porto de Mattos


Cânion do Itaimbezinho em Cambará do Sul S.Catarina - foto de Jarbas Porto de Mattos

Cânion do Itaimbezinho em Cambará do Sul , RS – foto de Jarbas Porto de Mattos


Canion do Itaimbezinho - foto de Jarbas Porto de Mattos

Canion do Itaimbezinho – foto de Jarbas Porto de Mattos


 Observatório Campestre -Urubici-SC - foto de Jarbas Porto de Mattos


Observatório Campestre -Urubici-SC – foto de Jarbas Porto de Mattos


 Vista da Pousada Kiriri-etê - Urubici - SC. foto de Jarbas Porto de Mattos


Vista da Pousada Kiriri-etê – Urubici – SC. foto de Jarbas Porto de Mattos

Quando eu digo a vocês que estou apaixonada pelo extremo sul do Brasil, não exagero. Vocês sabiam que temos cânions fantásticos em Cambará do Sul (RS) na divisa entre os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina? Pois aí estão as fotos, que não me deixam mentir! Aproveitem a paisagem e se ainda não estiveram por aqui, não sabem o que estão perdendo…
Itaimbezinho é o cânion mais famoso e também um dos mais belos da região. Suas paredes medem 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura .O nome é de origem tupi-guarani e significa “ita=pedra” e “aimbé=cortada, afiada”, ou seja, pedra cortada ou pedra afiada. Ingressos: R$6 (por pessoa).Na parte alta, duas trilhas permitem visitar os principais atrativos do Itaimbezinho e do Parque Nacional de Aparados da Serra:
Trilha do Vértice: É a trilha mais curta, com 1,4 km de extensão. Leva-se em média 45 minutos de caminhada (ida e volta). O nível é fácil. Pessoas de todas as idades podem fazer esta trilha. Há mirantes, passarelas e placas. O primeiro mirante permite ver a Cascata das Andorinhas, que possui uma queda de aproximadamente 300 metros de altura. Suas águas são formadas pelo Arroio Perdizes. No segundo mirante é possível ver a Cascata Véu da Noiva. Possui uma queda com cerca de 500 metros. Suas águas são formadas pelo Arroio Preá, que ajuda na formação do Rio do Boi, que fica na parte de baixo do cânion. No terceiro mirante é possível ver as duas cascatas e o início do Itaimbezinho, que é em forma de vértice e dá origem ao nome da trilha. Trilha do Cotovelo: A trilha possui 6,3 km de extensão. Leva-se em média 2h30 de caminhada (ida e volta). O nível é fácil. Pessoas de todas as idades podem fazer esta trilha. A maior parte do trajeto, 4 km, é feita por uma antiga estrada do parque. O restante do caminho é feito pela borda do cânion. Chegando ao mirante é possível ver a imagem clássica dos paredões do Itaimbezinho com o caminho do Rio do Boi no meio. Também é possível ver de pertinho as duas cascatas e uma terceira, chamada de Seu Marçal.
Cânion Fortaleza: Aberto diariamente, das 8h às 17h. O Parque Nacional da Serra Geral fecha às 18h e todos os visitantes precisam sair neste horário. Durante a vigência do horário de verão o Fortaleza fica aberto até às 18h e a permanência é permitida até às 20h. A entrada é gratuita
O Fortaleza é o maior de todos os cânions e também um dos mais bonitos. Seus paredões têm 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato geológico, que lembra uma fortaleza.
Trilha do Mirante – Apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). Nesta caminhada observa-se 95% do cânion Fortaleza. Em dias claros é possível ver parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. A subida até o topo é feita em 1h30min. A vista é maravilhosa! Mais informações sobre os parques, as estradas e acessos você encontra nos seguintes endereços:
Direção dos parques:
Telefones: (54) 3251.1277 / 3504.5289 / 3251.1262
Skype: pn.aparadosdaserra.serrageral
Email: parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br
Casa do Turista (informações turísticas):
Telefone: (54) 3251.1320
Email: turismocambara@tca.com.br
Fonte: http://www.cambaraonline.com.br
Canion  do Itaimbezinho em foto de Wilson Willrich

Canion do Itaimbezinho em foto de Wilson Willrich


Cânion Fortaleza, imagem Internet

Cânion Fortaleza, imagem Internet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>