Jacareí: Tempo e Memória

Banner 1
Ficha Técnica
título: Jacareí: Tempo e Memória
autora: Ludmila Saharovsky
editora : Scortecci, 380 páginas, 2013
projeto gráfico: Elemento de Comunicação
projeto beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura – LIC de Jacareí e patrocinado pela JTU (Jacareí Transporte Urbano)
valor: O livro será presenteado aos que comparecerem ao lançamento e depois distribuído em escolas, universidades, pontos de cultura e bibliotecas de Jacareí, e também nas bibliotecas da região.
Sinopse:
A escritora Ludmila Saharovsky publica, finalmente, essa obra tão aguardada por historiadores, pesquisadores e interessados na História do Vale do Paraíba e que resgata a memória oral da cidade de Jacareí. Os depoimentos, que cobrem 50 anos de historia da cidade, resultam das entrevistas feitas pela autora, com cerca de 40 moradores, todos nascidos no final do séc XIX, início do séc XX, num trabalho que durou quase 30 anos ( de 1978 a 2000 ).
Fazem parte da presente edição documentos, fotografias e também transcrições compiladas de obras esgotadas.
O livro divide-se em três partes.
A primeira narra a criação das primitivas povoações do Vale do Paraíba, e a presença marcante dos bandeirantes e tropeiros na sua expansão territorial.
Os dados históricos são distribuídos em ordem cronológica, documentando os fatos mais importantes no crescimento da cidade, até chegar ao século XX e às lembranças dos entrevistados.
A segunda parte do livro é composta pelas entrevistas de todos que ditaram suas memórias, incluindo os depoimentos dos participantes da revolução de 32 e dos pracinhas que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
A terceira parte é dedicada aos sabores do passado. Nela, através de receitas de família, resgata-se um pouco da arte culinária do Vale do Paraíba, tão rica em sua simplicidade e tão saborosa em sua diversidade.
As lendas da cidade encerram este livro que resgata a memória não apenas de Jacareí, mas de todo o Vale do Paraíba.

O lançamento será no dia 11 de dezembro, a partir das 20 horas, numa festa no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, em Jacareí, que promete muitas emoções.

Trechos do livro podem ser acessados no blog:
www.jacareitempoememoria.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    2 pensamentos sobre “Jacareí: Tempo e Memória

    1. Olá!
      Gostaria muito de adquirir um exemplar do seu livro Jacarei: tempo e memória. Como faco? Moro em S. Paulo-Capital.
      Fiz contato com a editora Scortecci que informou não comercializar a obra.
      Um abraço, parabéns pelo trabalho. Grata. Regina

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>