Jacareí: Tempo e memória

Foto da avó Nicota (Ana Rita Leite Gehrke) gentilmente cedida por Jussara Gehrke

Foto da avó Nicota (Ana Rita Leite Gehrke) gentilmente cedida por Jussara Gehrke

Amigos me estranham. Sumiu porquê?
Sumi não…é que estou em gestação, respondo! Gestando um novo livro que me tem envolvido em seu enredo.
Aliás, estou numa viagem no tempo. No tempo passado. Revisito lugares, me encanto com fachadas de casarões que redescubro e de pessoas que os habitaram. E vou encontrando jardins e sacadas, sentindo cheiros bons de licores caseiros, servidos em varandas ensolaradas ao cair da tarde.
Hoje, estive com dona Nicota, no Botequim do Café, que ela abriu lá no Mercado Municipal, provando seu delicioso bolinho caipira. Gente, que delícia! Recomendo muito o endereço! A receita? Bom…isso é uma outra história! Depois fui à beira de nosso Rio Paraíba conversar com as lavadeiras. “Quanto é pra lavar um cesto de roupas, comadre?” “ A senhora dá o sabão?” “Não! Pode incluir o sabão” “Então é dez tostões a baciada… “ Passo, na volta, na Rua da Biquinha e encho meu cântaro de água cristalina, que ofereço a vocês. Estão servidos?
Ontem comprei massa, na Fábrica de Macarrão dos Lencioni, na esquina dos Quatro Cantos, verdadeiro pedacinho da Itália no coração de Jacareí. Lá estão instalados também os Zonzini, com sua venda de secos e molhados ( o vinho tinto importado, que fica nas cartolas, lá no depósito é fantástico…recomendo!) os Mercadante, os Tarantino, os Perreti, o Scavone, atendendo garbosos cavalheiros em sua barbearia (olhei de soslaio e creio que o Dr. Pompílio estava lá, fazendo a barba!), e mais adiante a família Marino, com seu açougue. “Tutti Buona gente!”
Daqui a pouco, vou me arrumar para ir à Estação, ver o trem passar…Quem sabe vejo aquele rapaz simpático que sempre vai à Capital, e, me acena da janelinha…E, à noite, não posso perder a apresentação da Orquestra Sinfônica dirigida pela maestrina, dona Dionisia Zicarelli. Estão vendo como tenho ocupado meu tempo?
Então, se quiserem encontrar-se comigo, é só ir até a Rua Direita, que, com certeza irão me achar…ou ir até o Beco do Caranguejo! De lá, no Morro do Marreli é um pulinho!
Até mais, amigos!
(Ludmila)

PS. Esses e outros personagens estarão contando suas histórias sobre Jacareí, e dando mil e uma receitas deliciosas nesse livro que escrevo…mas, só para abrir seu apetite, aí vai a receita do licor de leite, do “Diário de 1946″ de Dona Cida Cortez.

1 litro de leite, 1 garrafa de álcool de cereais, 1 kilo de assucar, 2 favas de baunilha, 2 pares de chocolate, rodelas de limão.
Depois de fervido o leite junta-se o álcool, assucar, o chocolate ralado e a baunilha em pedaços; por último as rodelas de limão. Deixa-se em infusão 9 dias, mexendo-se todos os dias. Passa-se em escossia e filtra-se.
Gostaram? Pois no livro terá bem mais…Aguardem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    15 pensamentos sobre “Jacareí: Tempo e memória

    1. Jussara, te agradeço por partilhar comigo fotos de sua família e receitas de “nossa” avó Nicota. Esse livro está alinhavado com lágrimas de alegria e de saudades! Creio, sim, que vá ficar muito bom, mas, não sou eu quem o escreve…São eles, os nossos queridos!

      • Ô Benny, minha amiga querida! Bom sabê-la sempre por perto!
        Meu maior prêmio são esses amigos de tantos anos me prestigiando, sempre!
        Beijão!

      • Sônia, querida…E eu então?
        Você que também pesquisa a nossa história, sabe muito bem o quanto ela é rica e envolvente.
        Já fico sofrendo só em pensar que logo termino esse trabalho…
        Beijos e obrigada, sempre, pela força e pela torcida. A energia que vem de você me alimenta e fortalece!

      • Marilda, minha amiga tão querida!
        O trabalho está me dando uma satisfação incrível! Espero que vocês também a sintam quando forem ler essas histórias tão boas de nossa Jacareí!

    2. Ludmila, espero que no lançamento possamos levar o Pedro (6) e a Gabi (12). Aposto que ficarão encantados com estes fatos sobre a cidade que os abraça. Seu texto de hoje foi escolhido para a nossa leitura diária antes dos sonhos.

      • Patrícia! estou tão feliz em receber este seu recado!
        Claro que Pedro e Gabi estarão lá, conosco! Afinal, este livro de memórias nossas, é para eles!
        Grande abraço a todos vocês, meus queridos!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>