Tempo Submerso: Resenha de Elaine Rocha

Livraria Nobel de Ubatuba _SP.

Livraria Nobel de Ubatuba _SP.

O novo livro de Ludmila Saharovsky TEMPO SUBMERSO, é uma obra de impressionante beleza, repleta de poesia e de leveza, apesar de tratar de um tema extremamente pesado: o terror imposto ao povo da Rússia durante o século XX.
Com uma narrativa pessoal e emocionada, Ludmila nos leva com ela em sua viagem ao norte da Rússia, às margens do Mar Branco, a Moscow, Yugoslavia, Austria e Brasil, em diferentes momentos que vão desde a primeira década do século XX até 2003, quando a autora viaja para o país de seus pais em busca de respostas sobre o desaparecimento de sua família, entre os primeiros anos do terror Trotskista e o terror comandado pelo presidente Stálin.
A história é contada como uma experiência privada e íntima, relacionando a grande trama política de um governo imperialista que tentava implantar um novo regime às vidas de pessoas que lograram sobreviver e à morte daqueles que sucumbiram nos massacres, nos campos de execução e nas prisões geladas. A religiosidade colocada à prova, a lealdade à família estão em cada página de um trabalho que se pode chamar de jornalítico, histórico e poético.
O que se coloca em questão é a fragilidade humana, frente à ditadura e à corrupção da violência que nega qualquer valor às vidas de homens, mulheres e crianças; a mesma fragilidade humana que leva – do outro lado dessa tênue linha – os corações de homens e mulheres a fecharem-se ao apelo de seus familiares, vizinhos e conterrâneo, e que senão aplica-lhes o terror, fecha os ouvidos, os olhos e a boca tornando-se cúmplices involuntários.
Eu comparo este livro à obra de Maurice Howbwachs, A Memória Coletiva; porque cada portão, cada bosque, cada igreja, cada pedra do caminho percorrido por Ludmila trouxe-lhe uma memória, que não era apenas sua, mas de um povo que ainda espera por respostas.
É com grande prazer que eu recomendo a leitura deste livro para professores, historiadores e leigos. Para todos aqueles que têm sede de saber e mantém em seu espírito a capacidade de se indignar.
Elaine P. Rocha, PhD

Elaine P. Rocha, PhD Lecturer Dept. History and Philosophy University of the West Indies Cave Hill, Barbados

Elaine P. Rocha, PhD
Lecturer Dept. History and Philosophy
University of the West Indies
Cave Hill, Barbados

Elaine, é minha amiga querida de muitos anos.
Trabalhamos juntas, em 1998 quando eu presidi a Fundação Cultural de Jacareí e ela foi a responsável por “salvar” documentos históricos de inestimável valor, que encontravam-se contaminados por umidade e BHC, esparramados em porões de nossa cidade.
Elaine casou-se e hoje mora em Barbados, onde leciona Historia na Universidade. Esta resenha foi um presente de Páscoa que dela recebi e que me deixou assim…com a alma saindo em gotas pelos olhos! Obrigada, Elaine! Grande abraço com meu amor e a minha gratidão!
(Ludmila)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *