São Paulo, década de 40

“>

Amigos, vejam este documentário tão interessante, produzido em 1944 sobre o Estado de São Paulo.
É uma viagem no tempo.
Hoje, O Estado de São Paulo possui a maior população do Brasil. São 41.692.668 habitantes, de acordo com as estimativas de 2011.
De acordo com o IBGE, a população do município de São Paulo é de 10.886.518 habitantes. Se for considerada a região metropolitana, ou seja, os 38 municípios que circundam a capital, a população chega a aproximadamente 19 milhões de habitantes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    7 pensamentos sobre “São Paulo, década de 40

    1. Uma semente plantada que vicejou … Era uma cidade progressista e limpa, com muitas indústrias e uma classe média que crescia velozmente. Infelizmente perdeu-se nos descaminhos da falta de políticas públicas que não nortearam seu estupendo crescimento, dando no que vemos hoje … Uma cidade onde é quase impossível uma mínima qualidade de vida !!! uma pena mesmo !!!

      • Sergio, lembro-me bem desse perfil de São Paulo, pois chegamos aqui no início da década de 50. Colocávamos os nossos melhores trajes quando íamos para a cidade. A loja do Mappin só permitia a entrada de cavalheiros de terno. Passear na Rua Direita, na São Bento, era um “importante evento doméstico” para nós que morávamos em bairro afastado. Todas as compras de roupas, calçados e até de algumas iguarias (Casa Godinho) eram feitas entre as movimentadas ruas com suas lojas de vitrines aliciadoras, isto sem falar dos grandes magazines: Slopper, Clipper, Mappin. Eu cheguei a desfilar como a “garota soquete da Clipper” acredita? Bons tempos!
        Saudades dessa S.Paulo que hoje habita a memória de todos nós! Grande abraço, meu amigo!

    2. Adorei o vídeo, tanto, que fui procurar umas fotos que tenho tirada pelo meu avô nessa década, e achei algumas foto que lembram esse maravilhoso documentário. Um beijo por postar e dois por me fazer lembrar.

      • Ê São Paulo…Ê São Paulo…
        São Paulo da garoa, São Paulo terra boa….
        Pelo jeito S. Paulo continua sendo apenas da garoa e da poluição, agora!
        Bons tempos esses da década de 40, 50 e até 60, eu diria…
        Quero ver essas fotos, Mara Lúcia! Beijão, linda!

    3. Tenho receio de escrever tudo o que penso da minha cidade… Ah, que saudade de São Paulo de antigamente… Bem, para não escrever muito, pois seria crucificado, concordo com tudo o que o Sergio Hamilton disse. (E também não disse)…

      • Guardemos as maravilhosas lembranças de S. Paulo de nossos anos dourados. Como sempre digo, recordar é outra maneira de habitar o tempo…E temos lembranças…não temos? Beijos, meu lindo!

    4. Olá amei o vídeo,
      Gostaria de saber como era mais ou menos os pensamentos das pessoas na década de 40, como os homens e as mulheres agiam, quais eram seus comportamentos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *