Parque Eólico em Palmares do Sul

Saindo do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Mostardas, prosseguindo nossa viagem pela BR 101 e chegamos ao Parque Eólico de Palmares do Sul. Palmares é uma linda cidadezinha de 11 mil habitantes, que está apostando muito no desenvolvimento que o parque eólico irá trazer, sem dúvida alguma, para toda a região.
O projeto de construção de dois Parques Eólicos no Município de Palmares do Sul está avançando. Um Parque com capacidade para gerar 50 Megawatts de energia deverá se localizar em uma área a 25 km da sede do Município de Palmares do Sul, a leste da RST 101 e a oeste da lagoa do Quintão.
O outro deverá ficar situado na RS-40, parada 172, e terá capacidade de gerar 9,35 Megawatts.

A energia eólica, produzida a partir da força dos ventos, é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida varia em função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.


A Lagoa dos Patos tem cerca de 280 km de comprimento (norte-sul) e largura (leste-oeste) máxima de 70 km. Com essas medidas generosas, olhar em direção à lagoa, não importa o ponto onde se esteja, é como olhar para o oceano e ver lá distante a linha do horizonte.


Em sentido horário a partir da foz do Guaíba, são 14 os municípios que têm o privilégio de ter seus territórios banhados pelas águas da Lagoa dos Patos: Viamão, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Pelotas, Turuçu, São Lourenço do Sul, Camaquã, Arambaré, Tapes e Barra do Ribeiro. (Ludmila)

“>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    2 pensamentos sobre “Parque Eólico em Palmares do Sul

      • Ai…Só de pensar, meu coração aperta e dói!….Mas, um dia de cada vez está de bom tamanho. Vamos viver a beleza que nos é dada em doses homeopáticas até lá!E já estou me preparando para a próxima viagem: São Lourenço do Sul!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *