Presentes de Natal


Este ano, no Natal, resolvi presentear meus netos com algo diferente: um livro.
Já vejo a interrogação nos olhos de vocês: “E desde quando um livro é presente diferente?”
Acontece que esses livros são! Eu os criei a partir do universo particular de cada neto e por eles protagonizado.
Parafraseando Rubem Alves, meu muito amado: “Meu sonho fez amor com as folhas e o livro nasceu.” E foi uma experiência incrível!
A ideia veio lá de longe, de minha infância. Estávamos recém chegados ao Brasil. Eram tempos muito difíceis de pós guerra, especialmente para imigrantes, como nós.
Meu avô, para não me deixar sem presente naquele primeiro natal brasileiro, acabou por criar um livro com recortes de fotografias impressas em revistas. De cada revista que encontrava, descartada pela vizinhança, ele aproveitava as imagens mais bonitas. Ele as recortava e colava em folhas, deixando espaços para que, depois, nós interagíssemos, criando nossas próprias histórias. Assim, no primeiro livro que ganhei, começou minha aventura secreta, que não cessou até hoje: Caminhei por jardins da França, castelos da Inglaterra, vivi em casas suntuosas de revistas norte americanas de decoração, corri em parques, naveguei por rios, tive pôneis e carroceis só para mim! Ah…E todas as bonecas dos anúncios! E todas as guloseimas que meus olhos puderam degustar! A cada início de noite, eu e avô deitávamos no tapete do quarto e começávamos nossa aventura daquele dia. Nada, jamais se equiparou ao prazer que este livro me trouxe!
Pois bem, resgatando essas lembranças, resolvi que repetiria a experiência com meus netos, de forma um pouco modificada, pois, nesses tempos modernos, não há brinquedo que eles não possuam!
Passei semanas pesquisando e salvando imagens na Internet (Minha revista de fotos virtuais…)Depois, eu as imprimi, adaptando cada desenho a uma historia mágica que os meninos protagonizariam.
Alecsia ganhou um livro com aventuras em Guararema, onde ela descobriu um unicórnio perdido em meio à mata e, auxiliada pelas labradoras Shiva e Salomé, por trilhas inesperadas, foi em busca de seus pais!
Para Anna Luisa, que mora em Recife, escrevi “A bolsa mágica de Anninha”, que voa e se transforma ora numa barca submarina, ora num balão e a leva para incríveis aventuras. No fundo do mar, Anna conheceu a Rainha das Sereias, e, e sobrevoando as montanhas do Vale do Paraíba, chegou, finalmente, à casa da vovó!
Para MIguel, seguiu a historia de uma menino e seu inseparável aviãozinho vermelho que o leva a visitar todos os primos espalhados do Oiapoque ao Chui, e, em cada lugar eles se envolvem em incríveis descobertas!
Maria Claudia recebeu um livro com o convite trazido pelo bico da gaivota, contendo um mapa para chegar até o Reino do Mar de Dentro, numa ilha secreta, cujo caminho só ela consegue decifrar…
Não sei ainda, se nesse universo de brinquedos eletrônicos e jogos virtuais, meus livrinhos artesanais conseguirão enfrentar a concorrência, mas, de uma coisa eu tenho certeza:
Um dia, lá no futuro, eles serão as testemunhas de que em 2012, uma avó que vivia lá no Vale do Paraíba, inventando historias, documentou para seus netos a necessidade de exercitar o sonho e a fantasia para ter uma vida feliz! (Ludmila Saharovsky)

(Os livros foram feitos em edição limitadíssima, um único exemplar para cada neto, sem valor comercial, por isso usei imagens capturadas na NET para ilustrar as capas. (Ludmila)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    18 pensamentos sobre “Presentes de Natal

      • Caro Sérgio:
        Livros, eternamente presentes em minha vida!
        Com eles cresci, com eles amadureci e com eles estou entardecendo…
        Feliz Natal, amigo!

    1. Peguei o meu presente, me emocionei mas não fiquei surpresa pelo texto, pq sei o quão bem vc escreve, mas pela ideia!
      Amei e gostaria de ter esse dom pra presentear com histórias meus netos. Claro que posso fazer um outro monte de coisas por eles…
      mas não escrever.
      Parabéns, Lu!
      Que você continue desse jeitinho!
      Tudo de bom pra vc e familia nesse Natal e no próximo ano!
      beijão, irene

    2. Lud

      Que idea fantastica!
      Quanto mais conheco os teus avos, mais os admiro e respeito. Que criatividade, que desejo imenso de desenvolver todo o teu potencial! Incrivel…
      Mirian

    3. Cara Ludmila.
      Seus textos são uma passagem para minhas melhores lembranças e reflexões.
      Sou-lhe muito grato por partilhar seu dom com seus amigos e leitores.
      Que 2013 venha recheado de textos de Ludmila!
      Feliz Natal!
      Feliz Espélho D’Água!
      Marcio

    4. Obrigada, Marcio, por sua leitura, por seu comentário.
      Fico feliz que meus textos reavivam em você boas lembranças! Isso é muito gratificante!
      Grande abraço e espero ver muitos reflexos seus neste Espelho D’água em 2013.
      Ludmila

    5. OI;LU!
      EU VIAJEI COM A IMAGINAÇÃO DOS LIVROS PARA OS NETOS.
      ACREDITO QUE GOSTEM MUITO DE TER UMA AVÓ CRIATIVA NA LINGUAGEM FALADA E ESCRITA .
      É MUITO ESPECIAL ESTA AVÓ .
      LU.DESEJAMOS`A VC E TODOS OS FAMILIARES MUITA ENERGIA DOS SERES QUE NOS AJUDAM
      TRAZENDO A FÉ, DISCERNIMENTO E AMOR NESTE 2013 .
      BEIJOS DOS AMIGOS ELIANA E CELSO

    6. Lud…pensando como uma criança recebendo de sua avó este presente, como se sentiram importantes,e muito amadas. E a importância do que você representa na vida delas , é de emocionar. Mil beijos, Parabéns .

      Denize Antunes Isidoro

      • Denize, querida! Não sei se o presente maior foi para eles, ou para mim, que passei meses curtindo cada linha do que escrevia e viajando com eles nesse delicioso País da Infância…Beijos!

      • Benny, querida!
        Eu me lembro, sempre muito agradecida e emocionada, de que o primeiro premio de reconhecimento, para mim extremamente significativo, eu recebi de sua/nossa Revista Perfil Mulher, que sempre me prestigiou e me abriu todos os espaços. Uma festa inesquecível no Trianon Clube de Jacareí, nós duas iniciando nossas jornadas: Eu na escrita, você na Revista. E lá se vão quarenta anos de amizade… Te amo, amiga, forever! Beijos!

    7. Que ideia maravilhosa! Fiquei aqui me deliciando e imaginando a beleza de receber livros tecidos com a alma e a sensibilidade de uma vó muito especial! As imagens aqui retratadas já falam e retratam muito do carinho de cada um deles.
      Feliz 2013! E que você continue nos presenteando aqui no blog e na vida com seus textos e imagens de rara sensibilidade.
      Saudações recifenses,
      Marcia Accioly

      • Ô Marcia, que delícia ler seu e-mail!
        Eu creio que fui a maior presenteada, pois criar historias inspiradas no cotidiano dos netos, viajando com eles por seus fantásticos mundos da fantasia, foi bom demais!
        Feliz 2013 para você também, e continue se refletindo neste nosso Espelho!
        Beijos!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>