Salve Iemanjá! Mãe das águas!

Hoje é dia dela. De nossa Mãe de todas as águas! Salve suas forças, Iemanjá! Sua bênção, Senhora!

Sincretismo significa fusão. Sincretismo religioso, portanto, é a fusão de diversas concepções religiosas, ou, a influência exercida por uma religião na prática de outras. No Brasil, o sincretismo religioso foi utilizado por negros e índios como auto defesa contra os padres jesuítas que os obrigavam a aceitar o batismo e a imposição da fé católica. Mas, como impor um novo deus a um povo que crê, teme, adora e reverencia há 5.000 anos suas próprias divindades?
Mediante essa situação, a Igreja Católica enfrentou, no período de colonização do Brasil, um delicado dilema. Ou reprimia as manifestações religiosas dos escravos e lhes impunham à força o paradigma cristão, ou poderia fazer vista grossa aos cantos, batuques, danças e rezas ocorridas nas senzalas.
A repressão acarretava muitos problemas, para ambos os lados, mas, principalmente para os povos dominados. Durante o período da Escravatura no Brasil, nas senzalas, para poderem cultuar os seus Orixás, Inkices e Voduns, os negros foram obrigados a usar como camuflagem altares com as imagens de santos católicos, cujas características melhor correspondiam às suas Divindades Africanas, e por baixo desses altares escondiam os assentamentos dos Orixás.Assim, para driblar essas coerções, os negros passaram a organizar suas manifestações religiosas em dias-santos católicos, reverenciando, no entanto, as suas próprias divindades.
Muitos escravos, mesmo se reconhecendo como cristãos, não abandonaram a fé em seus orixás. Isso explica porque vários santos católicos equivalem a determinadas divindades de origem africana.
Assim, a Umbanda brasileira começou a se formar já em 1530, e, de lá para cá difundir-se, com força, por todo o Brasil.


Dias Orixá Sincretismo

15/01 Oxalá Jesus Cristo
20/01 Oxóssi São Sebastião
02/02 Iemanjá Nossa Senhora dos Navegantes
19/04 Logun Edé Santo Expedito
23/04 Ogum São Jorge
30/05 Obá Santa Joana d’Arc
13/06 Exú Santo António
24/06 Xangô São João Baptista
26/07 Nanã Sant’Ana
24/08 Oxumaré São Bartolomeu
27/09 Ibeji Santos Cosme e Damião
05/10 Ossaim São Roque
02/11 Omulú São Lázaro
04/12 Iansã Santa Bárbara
08/12 Oxum Nossa Senhora da Conceição
13/12 Ewá Santa Luzia

Aqui no Rio Grande do Sul, principalmente na cidade de Rio Grande, dia 2 de fevereiro é muito comemorado. Na Praia do Cassino acontece o culto à Iemanjá, com presença maciça de populares e pais e mães de santo que ocupam a praia com seus batuques e oferendas.
Já o centro da cidade acompanha a procissão marítima que segue pela Lagoa dos Patos, transportando a Nossa Senhora dos Navegantes, da cidade vizinha de São José do Norte. Este ano, a festa católica completa sua 201a procissão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *