Contos de fada


“Era uma vez uma menininha que amava ouvir histórias e toda a noite pedia a sua amada avó que lhe contasse alguma. Diante de seus olhos se descortinavam terras distantes, castelos mágicos, princesas perdidas. Criaram infintos mundos de possibilidades dentro de sua pequena realidade de criança.” Nos dias de hoje surge uma exigência cada vez maior de contato com a realidade externa. Os pequenos são submetidos a tantas atividades que lhes favoreça um futuro produtivo. Esquecem da necessidade de criar uma estrutura psíquica saudável em que o mundo interno se constitua e possa dialogar com a realidade externa.
Contar histórias é oferecer material da melhor qualidade para formação de um mundo interno para as crianças. Abre espaços para imaginar e criar imagens próprias muito particulares, ao mesmo tempo que introduz a criança ao universo de conhecimento acumulado da humanidade. Partindo do mágico e do fantástico introduz-se valores que auxiliam na mediação entre o interno e o externo.
Falando através de imagens diretamente ao inconsciente, as histórias podem trabalhar conflitos e indagações da criança, oferecendo-lhes chaves e soluções possíveis. Geralmente encanta-se com uma e pede que a repita à exaustão, elaborando assim dificuldades que nem sempre sabe expressar.
Ao entrar em contato com a história aquele que conta também resgata sua criança interior e relembra o encantamento possível de uma infância distante. Favorece a proximidade amorosa entre as diferentes gerações e cria um ambiente de gentileza e ternura.
Enfim, contar e ouvir histórias alimenta nossa dimensão mais sagrada: alimenta nossa alma.
(Cassia Simone, autora do blog http://www.perspicassiasfelinas.blogspot.com/

Cássia, querida!
Publico o texto que me enviou, agradeço-lhe e lhe abraço com todo o meu carinho!
Ludmila

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    3 pensamentos sobre “Contos de fada

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>