Por quê tenho um Blog?


Olá, amigos!
Pertenço a um grupo de mulheres antenadas, agitadas e blogueiras que resolveram, esta semana, fazer uma postagem coletiva sobre o tema: Por quê tenho um blog?
Pelas postagens que eu já li, parece que todas nós começamos assim, meio que tateando o terreno, perdidas, sem saber bem no que o Blog resultaria, que leitores teria ( e se teria leitores…) aprendendo a postar pelo exercício do acerto e do erro.
Algumas criaram o Blog como um diário, para dividir seu cotidiano, seus anseios, dúvidas e descobertas. Outras encontraram no Blog uma forma de se comunicar com a família espalhada pelo Brasil e pelo mundo, postando fotos, notícias, uma ferramenta a mais para encurtar distâncias e matar saudades. Houve também as que criaram Blogs temáticos de muito sucesso, exercitando neles seus dons de culinária, decoração, moda, etiqueta e artes em geral.
Bem, estou aqui pensando em qual grupo me insiro!
Este meu Blog não é minha primeira incursão no mundo da comunicação virtual. Há cerca de dez anos eu fiz parte de uma agência virtual de notícias. Editávamos um jornal diário de nome Regional News em S.José dos Campos, SP.
Quando desistimos da empreitada, pelo desgaste de garimpar notícias fresquinhas e publicá-las em tempo real, o jornal contabilizava o acesso de hum milhão e duzentos mil pager views mensais. Uma vitória em termos de visibilidade, mas, em termos de retorno financeiro…Talvez estivéssemos um pouco avançados no tempo. Talvez tenhamos falhado na parte comercial, o fato é que deixamos o jornal para a Faculdade de Jornalismo de SJCampos e saímos extremamente frustrados desse projeto, mas com a certeza de que a Net era, sem dúvidas, um portal de comunicação fantástico e imbatível.
De lá para cá, eu viajei para o exterior (Inglaterra e Rússia) editei dois jornais convencionais (sempre com aquela angústia de conquistar e manter anunciantes a cada edição) escrevi crônicas para jornais e revistas da minha região (Vale do Paraíba) até que a vida me fez reencontrar um amor de adolescência e seguir com ele por novos caminhos. Fui morar em Niterói(RJ) e agora estamos em Rio Grande (RS). Fora de meu habitat, afastei-me também de minhas lides jornalísticas e então a surpresa: meus amigos e leitores começaram a cobrar de mim os meus escritos, e eu pensei: Porque não tentar um Blog?
E cá estou, apagando este mês minha primeira velinha de aniversário. Hoje, contabilizo em média, uma centena e poucos leitores por dia, das mais diversas partes do país e ,para meu espanto, também do exterior, principalmente de Portugal. E conquistei noventa e cinco seguidores!
Sei que essa cifra é muito pequena, em vista das visitas que vejo em outros Blogs, mas, para mim, é um número significativo e que me impulsiona a seguir em frente. Passo uma por uma essas 120, 150, as vezes 250 pessoas que me lêem diariamente e meu coração se enche de alegria. Afinal, são centenas de milhares de blogs interessantes para serem percorridos, e o meu está lá, tímido mas valente, sendo descoberto pelo público virtual. Assim, após este longo intróito, chego à pergunta que motivou essa postagem:
Por quê tenho um Blog?
E eu respondo: para me comunicar, para mostrar minha produção intelectual para meus leitores, para divulgar a beleza de meu país, aos que vem me visitar de fora, e também para os daqui, que viajam pouco por ele, para trocar impressões sobre livros, filmes, lugares, folclore, fotografia, escritos de outros autores que eu admiro e respeito, e, principalmente, para fazer novos amigos, descobrir pessoas interessantes que interagem comigo: me entendendo, me ensinando, me descortinando novos horizontes, me distraindo e me emocionando a cada dia que passa neste mundo virtual, tão real…tão real!
É isso!
Por fim, preciso agradecer muito a uma amiga que me incentivou, me orientou nesse labirinto de ferramentas possíveis e está sempre presente em minha vida, e em meu Blog que é a Jussara Domene Gehrke.
Ju, considere-se madrinha desse modesto espaço que ocupo na Net!
E vamos que vamos!
Meu abraço carinhoso em todos vocês e em cada um em particular!
Ludmila Saharovsky

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    7 pensamentos sobre “Por quê tenho um Blog?

    1. Meu Tesouro!
      Se para você é motivo de alegria comemorar um ano de blog, imagine para mim que privo da sua companhia com tanto amor, e vejo seu blog crescendo dia a dia. Te amo.

    2. Meu lindo!Sem o seu incentivo constante e sem o seu amor me amparando, esse meu Espelho d´água não teria reflexos tão significativos! Beijos!

    3. Lu, o mundo virtual surgiu como uma possibilidade maravilhosa de nos comunicarmos com pessoas que pensam como nós, ou não, que curtem o que escrevemos, ou não, mas que nos impulsionam a marcar presença neste mundo tão real…tão real, como vc mesma cita. A troca feita aqui tanto nos emociona e encanta, quanto nos acrescenta. Adorei ler sua trajetória virtual e saber que a tem o dedinho da Ju nisso tb também. A Ju tão querida dos tempos de orkut e, agora, da blogosfera tb.
      Bjsssssssssssssssss

    4. querida Lu!!!
      fiquei emocionada! madrinha desse blog tão especial e tão lindo, que não canso de visitar (passo por aqui pelo menos uma vez por dia!), muito obrigada minha amiga linda!!!

      eu ainda não publiquei o meu post da blogagem coletiva, também não li muitos outros ainda, mas acho mesmo que o que move os blogueiros é essa vontade de se comunicar, marcar presença no mundo real!

      muito sucesso para o blog, mais e mais!!!

      beijo
      Ju

    5. Oi Lu
      Adorei seu texto. Você disse tudo. Uma coisa é certa; -por estas páginas exercitamos nossa comunicação, nossa criatividade e principalmente nossa liberdade.
      Vida longa para o blog!
      bj
      yvone

    6. Lu, que delícia ler este post. Adoro como escreves, adoro tuas fotos. Concordo contigo que o que queremos é nos comunicar e tu sabes fazer isso como ninguém.
      Beijos
      Lili

    7. Oi Lu
      Linda sua postagem sobre os blogs e ter a Ju como madrinha é tudo de bom!
      Obrigada pela visita e vamos manter contato. Ok?
      Bjocas

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *