Ilha dos Marinheiros – Rio Grande





Passeio à Ilha dos Marinheiros
Hoje, armei-me com a minha “possante” Sony digital, e fomos, eu mais o Liv, conhecer a Ilha dos Marinheiros, que é considerada um patrimônio da cidade de Rio Grande pela preservação de valores, herdados da cultura portuguesa, que colonizou o local.
Sua importância se inicia desde os primórdios da fundação da cidade de Rio Grande, quando forneceu água, lenha e madeira para as fortificações e para os colonizadores da Vila do Rio Grande de São Pedro. Atualmente é responsável por mais ou menos 80% da produção de hortaliças consumidas em Rio Grande.
Em 1845 a Ilha recebeu o imperador D. Pedro II junto com a imperatriz D. Tereza Cristina e importante comitiva.
Nessa época vivia na Ilha o Barão de Vila Isabel, que construiu na Marambaia o Solar de Vila Isabel, em homenagem a sua esposa, Isabel Eufrásia de Oliveira. O sobrado foi a mais bela construção já feita na Ilha. Era todo decorado com azulejos portugueses pintados à mão. As matas da ilha serviram de proteção por mais de dez anos ao “Quilombo do Negro Lucas”.A Ilha dos Marinheiros também se orgulha de ser o primeiro local do Estado ou até do Brasil,a produzir vinho artesanal. (Ludmila)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *