Presépio Yuguiô




As fotos são do Natal do Palácio Avenida, que é o espetáculo natalino mais tradicional do Brasil. O projeto social, que tem o apoio do Instituto HSBC de Solidariedade, foi lançado na década de 90. Até hoje, as apresentações do coral infantil, formado por 160 crianças e adolescentes de 11 Casas Lares de Curitiba e região, que se apresentam nas janelas do prédio histórico, iluminam e encantam cada visitante que passa pela cidade.

Presépio Yuguiô

Neste Natal, resolvi montar, além da árvore, também um presépio para meus netos.
Aproveitando a ocasião, enquanto retirava as figuras da caixa, didaticamente comecei a lhes contar um pouco da história daquele menino que renascia a cada dezembro: o porque da Estrela de Belém, da manjedoura, dos Três Reis Magos.
Nicolas e Alecsia ouviam-me atentos, enquanto surgiam no cenário o burro, a vaquinha, os pastores e seus carneiros…
“E havia o rei Herodes, que por medo de que nascesse um outro rei e o destronasse, mandou matar todas as criancinhas da Judéia”…
Nicolas, injuriado, saiu da sala, voltando daí a pouco com toda a coleção de seus Cavaleiros do Zodíaco, que perfilou ao lado do menino: “Vó, problema resolvido! Olha aqui: meus cavaleiros vão proteger Jesus! O Saga, de Gêmeos, o Aldebarã de Touro…e o Ayorus de Sagitário…Doko tem uma espada dourada e bbzzzzzzttttt! Esse Erodes nem vai chegar perto”, dramatizava, introduzindo novos personagens na história e materializando mais uma vez a eterna luta do Bem contra o Mal.
Alecsia, querendo participar também, foi buscar o urso, o dragão e o dinossauro: “Olha só, vovó! Eles são muuuuiiiitto grandes, e o “dissonauro” ELE AVOA!” enfatizou. “Ó…ele pega o neném e leva lá longe, pro ninho dele, viu? E aí ele fica escondidinho! Ninguém acha ele não”, ela ponderava com toda a autoridade de seus três anos, buscando com os olhos o ponto mais alto da casa.
Eu sei que aos poucos, nosso presépio foi adquirindo uma nova e inusitada perspectiva: Surgiu a cerca do Forte Apache, com soldados e índios fraternalmente dispostos nas guaritas. A Arca de Noé foi estrategicamente ancorada no laguinho de espelhos, para uma possível fuga da família pelo meio de minha sala, e até o Batman e o Homem Aranha foram convocados para atuarem em qualquer emergência. “Vovó…o bebê vai sentir frio”….e a manjedoura recebeu o cobertor do enxoval da Barbie… “E o burro e a vaquinha vão ter fome à noite!” Está certo!… grama para eles! “Posso trazer meu fogãozinho, para esquentar a mamadeira do neném? E as fraldas para trocar? E a banheira? E o talco?”
Gente…vocês precisam ver nosso presépio! Ficou lindo! Ficou enorme!
Está certo que Maria e José quase não aparecem em meio a tantos outros figurantes…mas que Jesus está quentinho, bem protegido e alimentado…Ah! ele está!
Fazer o que…se os tempos e as crianças vão se modificando?
Feliz Natal para todos nos!
(Ludmila Saharovsky)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    5 pensamentos sobre “Presépio Yuguiô

    1. Olá, Ludimila! Que bom que você voltou! Já estava com saudades de suas postagens! E que delícia essa crônica sobre seus netos montando o presépio! Fiquei só imaginando o Batman guardando o Menino de fraldas! Um grande beijo! Carolina Paes

    2. Ô Carolina, bom lhe encontrar novamente por aqui!Vou lhe contar: o presépio ficou uma coisa de doido! Deu pena de desmanchar! Eu tirei umas fotos na época. Preciso localizá-las, pois tirei com máquina convencional, revelei e agora, haja tempo para procurar, mas, encontrando, eu publico…Um beijão para você!

    3. Tem anjos vivendo entre nós. Lud é um deles. Disfarçada entre sorrisos e poesias nos conduz magicamente a um lugar especial dentro de nós.
      Meus olhos se enchem de lágrimas de esperança quando leio seus textos.
      Me encanta a leveza e profundidade com que convida-nos ao nosso melhor.
      Obrigada LINDA LUD CINTILANTE… por ser essa MULHER escritora, mãe, avó, conselheira, mestra… por fazer-se ouvir em meio ao caos de ante valores familiares e por manter viva a chama da cultura popular.
      VOCÊ é brilhante. Feliz Natal Contemporâneo e um 2011 repleto de conquistas e inovações.
      Beijinhos Gisele Braga

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>