Rio Grande…Chegamos!






Viajar é bom demais, mas, chegar em casa é melhor ainda…e com a alma em festa por rever a família. Acima, o mapa de Rio Grande, com a localização da cidade de Rio Grande, o prédio histórico da Alfândega, e o bairro Jardim do Sol, onde vamos morar. A última foto é da casa de Erik e Clarisse, onde estamos, provisoriamente, muito bem instalados!

Rio Grande – Cidade Histórica, Cidade do Mar

A mais antiga cidade do Rio Grande do Sul foi fundada em 1737, com o fim de fortificar as fronteiras do império lusitano e consolidar a posse da Colônia do Sacramento, à margem esquerda do estuário do Prata, em frente a Buenos Aires. Seu casario possui grande beleza arquitetônica, passeios públicos em mosaico português, ladrilhos hidráulicos formando grandes tapetes que delimitavam as propriedades, completando a paisagem postes e lampiões em ferro.
A denominação “Rio Grande – Cidade Histórica, Cidade do Mar, se justifica pelo rico conjunto de prédios de valor arquitetônico e histórico, como a Loja Maçônica União Constante (1840) mais antiga do Estado, estilo gótico e relíquias na decoração interna, que exerceu grande influência nos rumos da Revolução Farroupilha. Seguem-se muitos outros, a Beneficiência Portuguesa, a Biblioteca Rio-Grandense e museus de arte sacra, arqueológicos, históricos e científicos, galerias de arte e arquivos. O acervo do mar está presente nos museus Oceanográfico, Náutico, Naval, no Porto Velho, Porto Novo e Super Porto. Nos molhes da Barra, maior obra de Engenharia Oceânica do litoral brasileiro e uma das maiores do mundo, e na Ilha dos Marinheiros com suas casas revestidas com coloridas latas de azeite abertas (folha de flandres) e delícias da culinária popular.(fonte: www.turismo.rs.gov.br)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    5 pensamentos sobre “Rio Grande…Chegamos!

    1. Lu…nossa …acredita ? Estive aí uma semana. lindo,lindo.., cheguei ontem , mas volto na quarta… a! Quero seu contato, pois acho que vou morar aí, acredita? (Cassino, talvez)(risos)…minha filha Luhana,(16 anos, pode?) uma das minhas gêmeas passou em Arqueologia na Federal.
      Ludmila, meu cel: 12 81702133…me passe o seu contato, meu mail:
      "pontokom@hotmail.com"
      Vamos conversar? Quem sabe aí, reeditamos o Atelier ainda vivo… na minha memória e intenção…não?

      Beijos para vc…"Te Sei"!

    2. Bosco…Não acredito! Vc em Rio Grade, SERÁ DEMAIS!!!! Estou mandando os contatos pro seu e-mail. Beijos e estou aqui pro que vcs precisarem. Vc. sabe que o Erik é professor na FURG, de Oceanografia…pois então….

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>