Mercado Municipal da Cantareira








Na véspera de nossa vinda para Rio Grande, marcamos um encontro com nossos familiares que residem em Sampa, para um almoço no Mercado Municipal da Cantereira.
Por incrível que pareça, vivendo quase que a minha vida inteira tão próximo da capital, eu não havia retornado ao Mercado desde a sua reforma, em 2004. Aliás, é sempre assim! A gente vai postergando passeios imperdíveis, por conta de serem espaços próximos da gente, e vai perdendo oportunidades de aproveitar o que nossas cidades têm de melhor para nos oferecer. O Mercado Municipal de São Paulo é um desses espaços. Inaugurado em 1933, é um importante entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. O edifício, em estilo eclético, foi construído entre 1928 e 1933 pela empresa do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, sendo o desenho das fachadas de Felisberto Ranzini. No interior, magníficos vitrais do artista Conrado Sorgenicht Filho mostram vários aspectos da produção de alimentos. No início ele foi usado para armazenar armamentos utilizados na revolução Constitucionalista de 1932. Totalmente reformado em 2004, ele teve a fachada recuperada, os vitrais restaurados e foi construído um mezanino, com diversos quiosques de comes e bebes. Em seu interior você faz uma fantástica viagem gastronômica. São espaços onde se encontram frutas exóticas, laticínios, ervas, temperos e especiarias das mais diversas procedências, carnes, cereais, secos e molhados de dar água na boca! Não comi o famoso sanduíche de mortadela, mas provei o pastel de bacalhau e os doces imperdíveis da cozinha árabe, isso depois de passar na barraca de frutas exóticas e degustar porções suculentas de melões, framboesas e figos de cactos que….hum….só vocês passando por lá e provando! Esse é um passeio nota dez! imperdível em todos os aspectos: gastronômico, arquitetônico, artístico e histórico. (Ludmila Saharovsky)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    6 pensamentos sobre “Mercado Municipal da Cantareira

    1. Olá Ludmila, como vai? Entendo bem disso que você fala! Morei um tempo em S. Paulo e não fui visitar muitos lugares que gostaria de ter conhecido. Agora que estou em Belém do Pará, me arrependo muito, mas…Vejo suas fotos e penso, mas porque eu não fui lá? Um abraço da Carolina Paes

    2. Olá, Carolina! Delícia receber seu recado aí do Pará! Tenho a certeza de que em sua próxima viagem à Sampa, você irá comer os deliciosos quitutes lá do Mercadão! Beijos!

    3. Oi, Ludmila, ganhei um presente de uma amiga, a Sônia Gabriel, e agora "Te Sei" um pouco sobre você, que em versos, fala muito sobre nós… mulheres, mães, amantes, amigas… Ouvi seus versos, ao pé do ouvido, literalmente… e sabe que numa noite dessas, num daqueles momentos únicos da vida a dois, acabei soltando "algumas palavras" inpiradas em sua obra! Prova que sua obra mexe com seus "ouvidores". Obrigada pelo presente! Sobre as fotos de SP, muito me encantou. Moro em São José dos Campos, e entre vários projetos que tenho para pintar em tela, um será dedicado à cidade de São Paulo. Vou até lá, qualquer dia desses, só pra fotografar essas maravilhas… e suas fotos muito me inspiraram… Parabéns pelo seu trabalho! Abraço.

    4. Salve Sonya! Fico feliz que meus poemas tenham chegado até você, e pelas mão dessa menina preciosa, que é Sonia Gabriel! Te Sei foi escrito em 1984…faz tempo…mas sua/nossa linguagem feminina de amor, prossegue viva e forte, porque fala à nossa sensibilidade!
      SPaulo é a cidade que amo e ela merece ser retratada, pintada, cantada, esculpida, pesquisada e visitada, pois sempre nos surpreende! Beijão, Sonya e muito obrigada por seu carinho!

    5. Este é o Mercado Municipal de São Paulo. O Mercado da Cantareira fica ao lado, na Rua da Cantareira, e é onde vende-se hortaliças. (anteriormente vendia-se também animais vivos como galinhas, cabras, coelhos, faisão….

    6. Desculpe, mas, pelo que me consta, o Mercado Municipal de São Paulo é este que fica na Rua da Cantareira, também conhecido como Mercado da Cantareira.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>