Procissão das almas

Amanhã, sexta feira, 13 de agosto, iremos reviver uma antiga lenda de Jacareí : “A procissão das almas”, ou “A procissão dos mortos”.
Contam os antigos, que há muito, muito tempo atrás, todos os anos, acontecia na cidade uma procissão bastante inusitada: a das almas. E era assim: elas saíam como se vivas fossem, num longo cortejo, portando velas, do cemitério do Campo da Saudade e se dirigiam até a Igreja do Avareí.
Contam esses moradores que, ao ouvir o bater de matracas que precediam as litanias recitadas com vozes chorosas e ao ver as luzes das velas, tantas, que “alumiavam a rua todinha”, eles corriam para fechar portas e janelas, com medo daquele espetáculo sombrio. Uma moradora desavisada, ao invés de cerrar as venezianas, percebendo o movimento, foi observá-lo do parapeito da janela e encantou-se com a cena. Ela me contou a seguinte história: “Eram muitas pessoas: homens, mulheres, crianças, velhos e moços, vestindo longas vestes escuras, algumas com capuzes na cabeça, que seguiam em procissão segurando velas acesas e entoando ladainhas. Uma das moças do cortejo parou em frente à minha casa e me pediu um copo de água. Eu deixei que ela entrasse, enquanto ia pegar a água lá na moringa. Ela tomou, agradeceu e saiu, e eu só percebi que ela esquecera a sua vela, no canto de minha sala, quando a procissão já se ia lá longe. Amanhã levo a vela para a igreja, eu pensei, e fui dormir. Na manhã seguinte, quando toquei na vela, minha pele arrepiou-se no corpo todinho….Não era vela não! O que a moça esquecera lá em casa era um pedaço de osso comprido e fino! Nunca mais que eu abri a janela pra ver procissão passar! Cruz em Credo, Ave Maria! Rezo muito para essas almas encontrarem a paz!”
Assim contam os antigos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    

    3 pensamentos sobre “Procissão das almas

    1. Olá, Ludmila! Bom dia! Eu gostaria de saber mais sobre essa procissão. as pessoas poderão participar? Por onde ela vai passar? A que horas?
      Obrigada. Um abraço e eu leio sempre o seu blçog. Gosto muito! Maria Cândida Albuquerque e Lins

    2. Olá Maria Cândida. A Procissão das Almas sairá do Pátio dos Trilhos, lá da Sala Mario Lago às 11 hs da noite e irá fazer o percurso pela Rua Barão, Prudente de Moraes e Av. Davi Monteiro Lino (Parque da Cidade) até o Largo do Avareí, onde vai se dispersar. Para participar é preciso fazer a inscrição lá no MAV e vir de roupa preta. Durante todo o dia de hoje, atores colocados em vários pontos do centro da cidade estão representando nossos mortos mais famosos: O Cel Leitão, sua esposa e filha, o músico José Maria de Abreu e os bandeirantes. A noite dessa sexta feira 13 promete… Abraços!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>